Contra a timidez

05/09/2017 às 22:25 | Assessoria CBF

Árbitro Wagner Magalhães usa teatro para evoluir

Créditos: Leandro Lopes

Autoridade máxima de uma partida de futebol, o árbitro é peça fundamental para que tudo dê certo durante os 90 minutos. Para isso, é necessário ter um bom preparo físico, qualidade técnica e saber se relacionar com os atletas em campo. O último quesito citado já foi um problema para Wagner do Nascimento Magalhães. Tímido, o carioca de 38 anos, integrante do quadro da FIFA, tinha uma certa dificuldade de comunicação em alguns momentos dos jogos. Para evoluir, ele encontrou uma solução: cursar artes cênicas.

Após receber uma indicação, Wagner Magalhães matriculou-se em um curso de teatro e fez as aulas por 12 meses. O árbitro destaca que após a conclusão das lições, o resultado foi notório.

– Em meados de 2015, fui orientado a procurar um curso de teatro para me ajudar na arte corporal. Era muito tímido, ainda sou um pouco, mas era muito travado dentro de campo. Em cursos que participava, eu fala muito pouco. Hoje em dia procuro participar mais, interagir na sala de aula, e no campo é a mesma coisa. Vejo que tenho uma postura muito melhor no campo atualmente, na arte corporal, que ajuda muito na marcação de uma falta, por exemplo, para se aproximar do jogador... Esse curso facilitou muito. Às vezes, em um gesto que eu faço, o jogador já muda de ideia sobre a atitude que tomaria. É algo que me ajudou e ajuda muito – destaca. 

Wagner Magalhães está participando do 14º curso RAP-FIFA, em Águas de Lindóia (SP). O árbitro, que passou com louvor no teste físico que abriu o programa, fez um balanço sobre as atividades que já foram desenvolvidas. 

– Tivemos o teste físico no primeiro dia, onde todos os árbitros do quadro da FIFA foram aprovados. Na sequência, acompanhamos uma apresentação na sala de aula e treinos práticos no campo de jogo, que simulam situações que acontecem em uma partida de futebol. Todas atividades que agregam muito aos árbitros brasileiros – acrescenta.

Sob a supervisão de Jorge Larrionda, instrutor técnico da FIFA e membro da Comissão de Árbitros da Conmebol, as atividades na cidade de Águas de Lindóia (SP) seguem até a próxima sexta-feira (8). 

Leia mais

Nossos patrocinadores