Ricardo Resende e os segredos do Galo para a final

Ricardo Resende e os segredos do Galo para a final

Treinador da equipe sub-20 sabe que o Rio de Janeiro traz boas lembranças aos meninos do Atlético/MG

Ricardo Resende - Atlético/MG Sub-20 Ricardo Resende - Atlético/MG Sub-20
Créditos: Rener Pinheiro / CBF

Ter que decidir um título na casa do adversário não é o destino preferido das equipes de futebol. Encarar um estádio cheio, longe de sua cidade e ainda precisar da vitória é uma missão que exige equilíbrio técnico e psicológico de um time, principalmente quando se trata das categorias de base.

Entretanto, nesta final de Copa do Brasil Sub-20, o Atlético Mineiro pode contrariar essa regra. Depois de empatar o jogo de ida em 1 a 1 em Belo Horizonte, o Alvinegro precisa vencer o Flamengo no Rio de Janeiro para levar o título inédito. Jogar fora de casa não parece uma missão tão desconfortável para o Galo, que derrotou os últimos três adversários fora de casa na Copa do Brasil.

O técnico Ricardo Resende, que assumiu a equipe no início do ano, já fez história com esta jovem equipe do Atlético/MG. Na semifinal, o Galo eliminou o Vasco depois de vencer de virada, em São Januário, com dois gols já nos minutos finais. Talvez por isso, a delegação mineira optou por repetir a dose, inclusive concentrando no mesmo hotel, no bairro da Lapa. Foi o que revelou o treinador alvinegro, em entrevista ao site na CBF na concentração da equipe no Rio de Janeiro.

– A gente fez a mesma preparação do jogo contra o Vasco, a mesma logística. Viemos com dois dias de antecedência, para os atletas poderem descansar bem no hotel e ainda vamos fazer um treinamento antes do jogo. As lembranças são as melhores possíveis. Tivemos um jogo difícil na semifinal, com a torcida do Vasco apoiando em São Januário. Contra o Flamengo também será difícil, pois a torcida deles está motivada e provavelmente vai encher o estádio – acredita o comandante.

O palco da partida será o Estádio Luso Brasileiro, a nova casa do Flamengo no Campeonato Brasileiro. A promessa é que a torcida rubro-negra compareça em bom número, afim de comemorar o primeiro título no estádio, apelidado de Ilha do Urubu. Ricardo sabe lidar com isso. Ele contou como pretende manter os atletas concentrados, pois qualquer detalhe pode decidir o campeonato.

– Gera uma ansiedade para eles. Por mais que eles já jogaram alguns jogos assim, ainda não estão ambientados como os atletas profissionais. O que eu vou falar amanhã (hoje) na preleção é que eles concentrem no jogo e tentem se bloquear em relação aos fatores externos. Acredito que eles fizeram isso muito bem no jogo contra o Vasco, mesmo com o estádio cheio. Sabemos que a torcida do Flamengo vai apoiar, mas isso não vai ser um empecilho para termos a nossa tranquilidade e buscar esse título inédito –

A bola rola para Flamengo e Atlético Mineiro nesta sexta-feira (16), 16h, no Estádio Luso Brasileiro. Como o primeiro jogo terminou em 1 a 1, qualquer vitória decide o título. No regulamento da Copa do Brasil Sub-20 não há critério do gol qualificado fora de casa na decisão, portanto um novo empate leva a decisão da taça para os pênaltis.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics