Dia de celebração

04/08/2017 às 18:23 | Assessoria CBF

Federação Paranaense de Futebol completa 80 anos

Créditos: Site oficial FPF

A Federação Paranaense de Futebol comemora 80 anos de história nesta sexta-feira, 4 de agosto. Foi fundada em 1937, ao lado da Liga Curitibana de Futebol para administrar o esporte no estado. Inicialmente, a Liga seria responsável pelo futebol na capital, enquanto a FPF teria jurisdição estadual. O primeiro presidente se chamava Roberto Barroso. 

Antes da FPF, outras entidades foram criadas para gerenciar o futebol paranaense, como a Liga Sportiva Parananense, a Associação Paranaense de Sports Athléticos, a Associação Sportiva Paranaense e a Federação Paranaense de Desportos.

Dois anos após sua criação, a Federação Paranaense de Futebol passou a atuar como maior entidade de futebol do Paraná, uma vez que a Liga Curitibana havia encerrado as atividades. Formada por representantes de diversos clubes, a FPF definiu um pinhão estilizado como símbolo da fundação. 

Após oito décadas de atuação, a FPF representa 67 afiliados ativos, entre clubes profissionais, amadores e ligas regionais. Entre todas categorias, 18 competições são organizadas pela entidade, sendo a principal o Campeonato Paranaense. 

Ao longo dos 80 anos de fundação, a Federação Paranaense estipulou como meta a responsabilidade de organizar campeonatos, credenciar o esporte no estado e dar apoio total aos afiliados, de modo a representar os clubes paranaenses na Confederação Brasileira de Futebol. Atualmente, a FPF é presidida por Hélio Pereira Cury, eleito em 2008 e reeleito em 2015.

A CBF parabeniza a FPF pelos anos de dedicação e deseja muito sucesso nos anos que virão!

Fonte: Federação Paranaense de Futebol

Leia mais

Nossos patrocinadores