Novatos comemoram convocação pré-Eliminatórias

Novatos comemoram convocação pré-Eliminatórias

Gilberto Costa chamou 16 atletas para treinos em Foz do Iguaçu, entre eles três novidades: Bryan (Botafogo), Neto (Avaí) e José Lucas (Sport Recife)

Bryan foi artilheiro do Campeonato Brasileiro de clubes jogando pelo Botafogo Bryan foi artilheiro do Campeonato Brasileiro de clubes jogando pelo Botafogo
Créditos: Marcelo Zambrana

Três novatos estarão entre os 16 jogadores que se apresentam nesta quinta-feira, dia 19, para a preparação da Seleção Brasileira visando as Eliminatórias Conmebol. Gilberto Costa terá 15 dias de treinamentos no complexo da Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (Paraná), para a competição que será disputada entre os dias 5 e 12 de fevereiro, em Assunção (Paraguai), e dará três vagas para a Copa do Mundo FIFA Bahamas 2017, que acontece entre 27 de abril e 7 de maio, no Caribe. Ansiedade, alegria e emoção se misturam nos discursos de Bryan (Botafogo), Neto (Avaí) e José Lucas (Sport Recife) e os sonhos realizados.

– Saí com uma boa expectativa depois do Brasileiro. Na semana passada, o professor Gilberto me mandou uma mensagem e a expectativa ficou maior ainda. Estava almoçando quando um amigo me ligou dizendo que tinha visto a convocação. Todos ficamos muito felizes, eu, minha esposa, meus filhos, meus pais… Estamos explodindo de alegria. É um sonho que está se tornando realidade, chegar à Seleção Brasileira é algo único, defender o seu país é especial – disse Neto, que tem passagens pelo futebol de campo e futsal.

– Tinha a expectativa de ser convocado e soube quando vi uma mensagem num grupo de whatsapp que temos do Botafogo, com meus companheiros me dando parabéns. A ficha não tinha caído. Fui olhar nas redes sociais da CBSB para ver se era verdade mesmo! É uma alegria muito grande saber que o seu trabalho está sendo visto. Quero agradecer ao professor Gilberto pela oportunidade, ao professor Nélson, que não fosse por ele eu não estaria no beach soccer, à minha família e ao grupo maravilhoso do Botafogo, que me faz evoluir a cada treino – comentou Bryan, ‘Artilheiro’ do Campeonato Brasileiro de clubes 2017.

Das três ‘caras novas’, apenas José Lucas já teve uma experiência, rápida, com a Seleção Brasileira. O potiguar, ‘Revelação’ da Copa Brasil São Luís (2016), foi chamado em maio para um período de treinamentos.

– Essa é a minha segunda convocação, mas a felicidade é imensa. Chegar à Seleção Brasileira é chegar ao ápice, ao lugar mais alto do futebol. Vou fazer de tudo, dar o meu melhor para aproveitar ao máximo mais essa oportunidade que o professor Gilberto está me dando – afirmou Lucas.

O Brasil, hexacampeão das Eliminatórias (2015-2011-2009-2008-2006-2005),  ainda não conhece seus adversários no Qualifier – o sorteio será realizado esta semana -, mas chega com um retrospecto impressionante na competição: 38 partidas com 36 vitórias e apenas duas derrotas.

A Seleção Brasileira vem de uma temporada 2016 impecável, com 22 partidas e cinco títulos internacionais (Sul-Americano, Mundialito Cascais, Mundialito Santos, Copa Intercontinental e Copa América. Em sua caminhada na temporada, a Seleção Brasileira marcou 177 gols (média superior a 8 por jogo) e sofreu apenas 44 (média de 2 por partida), derrotando forças da modalidade como Rússia (bicampeã mundial), Paraguai, Japão, Irã, Taiti (atual vice-campeão mundial), Portugal (atual campeão mundial), Polônia (campeã das Eliminatórias da Europa) e Itália, sendo que os quatro últimos já estão classificados para o Mundial.

NETO
NOME: Darci Sprotte Neto
NASCIMENTO: 25/03/1987, em Joinville (SC)
ALTURA E PESO: 1,71m e 67kgs
POSIÇÃO: Atacante
SELEÇÃO ESTADO / FILIADO: Santa Catarina (SC)
PRINCIPAIS TÍTULOS: Tetracampeão do Torneio Francisco do Sul (16/15/14/11) e tricampeão do Campeonato Estadual (16/15/14)
DESTAQUE: Primeira convocação para a Seleção Brasileira. Quatro vezes ‘Artilheiro’ do Torneio Francisco do Sul (15/14/12/11).  Nas areias, joga pelo Avaí. Começou no futebol de campo, onde atuou pelo Joinville (SC) e chegou a jogar na Liga do Japão. Atua no futsal há cinco anos pelo Araquari Futsal e já atuou pela seleção catarinense

JOSÉ LUCAS
NOME: José Lucas da Cruz de Oliveira
NASCIMENTO: 05/06/1990, em Galinhos (RN)
ALTURA E PESO: 1,75m e 70kgs
POSIÇÃO: Defensor
SELEÇÃO ESTADO / FILIADO: Pernambuco (PE)
PRINCIPAIS TÍTULOS: Campeão do Campeonato Potiguar (16) e vice-campeão da Copa Itália (16)
DESTAQUE: Segunda convocação para a Seleção Brasileira. Eleito quatro vezes ‘Melhor Jogador’ do Campeonato Potiguar, ‘Artilheiro’ da Copa Itália (16), escolhido ‘Revelação’ e ‘Artilheiro’ da Copa Brasil São Luís (16)

BRYAN
NOME: Bryan Rangel Yano
NASCIMENTO: 31/03/1992, no Rio de Janeiro (RJ)
ALTURA E PESO: 1,86m e 75kgs
POSIÇÃO: Atacante
SELEÇÃO ESTADO / FILIADO: Rio de Janeiro (RJ)
PRINCIPAIS TÍTULOS: Campeão do Campeonato Brasileiro sub-23 (10), campeão da Liga da Suíça (16), campeão do Bagosports Championship / Trinidad e Tobago (16), vice-campeão do Campeonato Italiano Super8 – Serie A (13), vice-campeão da USA Cup (16) e terceiro colocado no Campeonato Brasileiro de clubes (17)
DESTAQUE: Primeira convocação para a Seleção Brasileira. Eleito ‘Melhor Jogador’ do Campeonato Italiano Super8 – Serie A (13) e ‘Artilheiro’ do Campeonato Brasileiro de clubes (17)

CONVOCADOS
Goleiros – Mão (Espírito Santo-ES), Rafael Padilha (Vasco da Gama-RJ) e Leandro Fanta (Sampaio Corrêa-MA)
Defensores – Catarino (Vasco da Gama-RJ), Fernando DDI (Krylya Sovetov-RUS), Bruno Xavier (Kristall-RUS), Nelito (Fluminense-RJ), José Lucas (Sport Recife-PE) e Daniel Zidane (Lokomotiv Moscou-RUS)
Atacantes – Lucão (Vasco da Gama-RJ), Neto (Avaí-SC), Bokinha (Vasco da Gama-RJ), Mauricinho (Vasco da Gama-RJ), Bryan (Botafogo-RJ), Rodrigo (Botafogo-RJ) e Datinha (Sampaio Corrêa-MA)

A Seleção Brasileira tem patrocínio de Nike, e apoios da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Marinha do Brasil.

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics