Arturo de La Fuente, executivo de Negócios Internacionais e Desenvolvimento do Barcelona, mostrou como o clube se consolida no mercado global
Conquistas de novos mercados e internacionalização de marcas foram os temas da rodada de palestras do "Somos Futebol - Semana de Evolução do Futebol", na tarde desta quarta-feira (27), na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Arturo de La Fuente, executivo de Negócios Internacionais e Desenvolvimento do Barcelona, apresentou dados sobre o clube e compartilhou os principais preceitos da instituição que fizeram com que o Barcelona passasse de 26º para 2º lugar em valor de marca, entre 2011 e 2014. La Fuente mostrou vídeos publicitários produzidos pelo clube em parceria com seus patrocinadores globais para exemplificar a presença dos quatro pilares que regem a estrutura esportiva e organizacional do clube espanhol: jogo bonito, valores, apoio ao social e o talento feito em casa.
Processo de internacionalização
Como equilibrar o aspecto técnico e a necessidade comercial no âmbito desportivo? Esse foi um dos questionamentos levantados por Ricardo Villar, CEO da Florida Cup, e Ann Caroline, líder do processo de comercialização da Bundesliga, durante sua palestra sobre o processo de internacionalização da competição americana, que acontece há três anos, em parceria com a Disney World, no início do ano. Villar apresentou o modelo de processo de internacionalização realizado para a Florida Cup, baseado em um ciclo que começa com o torcedor, passa pela formação de fãs, se apoia na transmissão televisiva e se consolida com a entrada dos patrocinadores.
Ricardo ainda reforçou sobre a importância de este processo se adequar à cultura de cada país onde se pretende fazer negócios:
– Cultura ou você se adapta ou morre. É preciso dominar a cultura local e a tecnologia disponível.
Confira no vídeo abaixo às palestras na íntegra: