Executivo do Barça expõe modelo para negócios

Executivo do Barça expõe modelo para negócios

Arturo de La Fuente, executivo de Negócios Internacionais e Desenvolvimento do Barcelona, mostrou como o clube se consolida no mercado global

Semana do Futebol - Arturo Semana do Futebol - Arturo
Créditos: Rafael Ribeiro / CBF

Conquistas de novos mercados e internacionalização de marcas foram os temas da rodada de palestras do "Somos Futebol - Semana de Evolução do Futebol", na tarde desta quarta-feira (27), na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Arturo de La Fuente, executivo de Negócios Internacionais e Desenvolvimento do Barcelona, apresentou dados sobre o clube e compartilhou os principais preceitos da instituição que fizeram com que o Barcelona passasse de 26º para 2º lugar em valor de marca, entre 2011 e 2014.  La Fuente mostrou vídeos publicitários produzidos pelo clube em parceria com seus patrocinadores globais para exemplificar a presença dos quatro pilares que regem a estrutura esportiva e organizacional do clube espanhol: jogo bonito, valores, apoio ao social e o talento feito em casa. 

Processo de internacionalização

Como equilibrar o aspecto técnico e a necessidade comercial no âmbito desportivo? Esse foi um dos questionamentos levantados por Ricardo Villar, CEO da Florida Cup, e Ann Caroline, líder do processo de comercialização da Bundesliga, durante sua palestra sobre o processo de internacionalização da competição americana, que acontece há três anos, em parceria com a Disney World, no início do ano. Villar apresentou o modelo de processo de internacionalização realizado para a Florida Cup, baseado em um ciclo que começa com o torcedor, passa pela formação de fãs, se apoia na transmissão televisiva e se consolida com a entrada dos patrocinadores. 

Ricardo ainda reforçou sobre a importância de este processo se adequar à cultura de cada país onde se pretende fazer negócios:

– Cultura ou você se adapta ou morre. É preciso dominar a cultura local e a tecnologia disponível.

Confira no vídeo abaixo às palestras na íntegra: 

PATROCINADORES

A CBF Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser