Pela primeira vez, Comissão de Médicos participa de curso de arbitragem

Treinamento foi realizado na Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro

Curso de Arbitragem na FERJ

Curso de Arbitragem na FERJ

Créditos: Úrsula Nery/Agência FERJ

Curso Arbitragem FERJ

Curso Arbitragem FERJ

Créditos: Úrsula Nery/Agência FERJ

Curso Arbitragem FERJ

Curso Arbitragem FERJ

Créditos: Úrsula Nery/Agência FERJ

A Comissão de Arbitragem da CBF e a Escola Nacional de Arbitragem de Futebol (ENAF) realizaram, nesta quinta-feira, o Curso de Treinamento Continuado na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ). O trabalho, que é feito em todas as federações de futebol, contou, pela primeira vez, com a participação de integrantes da Comissão Nacional de Médicos do Futebol (CNMF).

O presidente da CNMF, Jorge Pagura, foi o primeiro a palestrar. Ele falou sobre concussão cerebral – perda da consciência de curta duração, que é uma das principais questões abordadas pela FIFA no âmbito médico.

– Nós já passamos para os médicos dos clubes todas as orientações sobre o procedimento a ser tomado em caso de concussão cerebral durante o jogo. Agora, os árbitros também estão cientes – explicou Pagura.

A coordenadora geral da CNMF, Andréia Picanço, falou sobre prevenção e abordagens emergenciais dentro de campo. Já o coordenador operacional da CNMF, Diogo Netto, foi o responsável por apresentar o FIFA 11+, um programa completo de aquecimento e prevenção de lesões para árbitros e árbitros assistentes. Diogo deu aula teórica na parte da manhã e passou ensinamentos práticos à tarde, mostrando aos árbitros como o aquecimento deve ser feito.

No domingo, 19 de julho, a CNMF participará do Curso de Arbitragem na Federação Gaúcha de Futebol, em Porto Alegre.