Sobre o curso

OBJETIVOS

O programa de GESTÃO DE MARKETING E VENDAS NO FUTEBOL tem por objetivo principal promover reflexões e desenvolver competências relacionadas à função de gestores e executivos comerciais de marketing em clubes e/ou federações/ligas de futebol, para desenvolver habilidades que os permitam atuar com eficácia nestas funções e também capacitar profissionais que visam trabalhar no futebol como plataforma de negócios. A indústria do esporte, em especial o futebol, está em intensa evolução e por isso trazemos a “ênfase na transformação digital de Clubes / Entidades / Competições para gerar melhor resultado junto à público, atletas, patrocinadores e mídia. 

 

PÚBLICO-ALVO / NÚMERO DE PARTICIPANTES

O programa de GESTÃO DE MARKETING E VENDAS NO FUTEBOL é destinado para profissionais que buscam a melhor capacitação e qualificação na indústria do futebol. Ele também se aplica a profissionais que já atuam como responsáveis pela gestão comercial e de marketing de clubes, entidades e promotores de competições de futebol.

 

Cada turma deste programa comporta até 40 participantes.

 

CARGA HORÁRIA DO PROGRAMA

80 horas online.

 

As atividades online serão realizadas de forma prioritariamente síncrona (ao vivo) e ocorrerão em Ambiente Virtual de Aprendizagem, semanalmente, às segundas e sextas-feiras à noite (início 19hs) em sessões de no máximo 3 horas.

 

A duração total do curso é de aproximadamente 6 meses considerando todas as atividades propostas. O calendário de atividades é disponibilizado aos participantes ao longo do curso.

 

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: 15/05/2022

 

COORDENAÇÃO DO CURSO:

Roberto Rodrigues -  Atuação comercial desde 2000 com foco em patrocínios para clubes, eventos e atletas.Trabalhou em agências como Golden Goal, TopSports, S4G e DePonta. Além de ser coordenador de cursos na área do esporte e entretenimento no IAG-PUC-RJ Escola de Negócios e Trevisan Escola de Negócios.

Luiz Paulo Moura - Empreendedor no segmento esportivo há mais de 25 anos, sócio e criador da SportLab, já esteve a frente de mais de 60 eventos, destacam-se os eventos de volei de Praia, como "Rei e Rainha da Praia" e o time de volei "Rexona Ades/Unilever". Além de especialista de grandes eventos no Curso Avançado de Gestão Esportiva do COI e coordenação do Núcleo de Gestão Esportiva do IAG-PUC Rio.

 

PROJETO APLICADO:

O Projeto Aplicado consiste na elaboração de um plano de marketing completo de um clube real.

 

CERTIFICAÇÃO:

O certificado de conclusão será emitido pela CBF Academy aos participantes que atingirem os critérios mínimos de desempenho e frequência estabelecidos para o curso:

Conceito:

Nota Equivalente:

“A” – Excelente – aprovado         

De 9,0 (inclusive) a 10,0

“B” – Bom – aprovado

De 8,0 (inclusive) a 8,9

“C” – Regular – aprovado

De 7,0 (inclusive) a 7,9

“D” – Reprovado

Notas menores que 7,0

o que você vai aprender

Módulo 1 - Panorama e Formação de Visão Estratégica no Futebol

Carga Horária: (14) horas 

  • Abertura e integração;
  • Ambiente, Visão Sistêmica e Desafios de gestão dos negócios no Futebol;
  • Análise financeira do futebol brasileiro;
  • Futebol e mídia em uma sociedade digital;
  • Marketing, Patrocínio e Vendas no futebol;
  • Orientação para Elaboração de Projeto Final (Encontro 1).

Módulo 2 - Planejamento de Marketing no Futebol

Carga Horária: (20) horas

  • Gestão de propriedades esportivas na era digital;
  • Processo de planejamento de marketing no futebol e o marketing estratégico;
  • Fontes de informação para a tomada de decisão de marketing nos clubes;
  • Planejamento de ativações nas arenas/estádios e maximização de receitas;
  • Big Data e os impactos do mundo digital no comportamento dos torcedores e consumidores do futebol;
  • Estratégias de produção e distribuição de conteúdo para incremento nas receitas de clubes, competição e  entidade;
  • A inovação e as novas tecnologias do ambiente digital aplicadas na área de marketing;
  • Orientação para Elaboração de Projeto Final (Encontro 2).

Módulo 3 - Gestão no Marketing no Futebol

Carga Horária: (19) horas

  • A gestão de TV’s e redes sociais dos clubes com foco em novas entregas e receitas;
  • A força do futebol na estratégia dos grupos de mídia;
  • A execução da estratégia de marketing nos clubes em uma sociedade digital;
  • A execução da estratégia de marketing nas entidades organizadoras de competições;
  • O relacionamento das áreas de Marketing e Comercial com o departamento de futebol;
  • Decisões de marketing nos clubes;
  • Orientação para Elaboração de Projeto Final (Encontro 3).

Módulo 4 - Gestão Comercial e de Patrocínios nos Clubes de Futebol

Carga Horária: (16) horas

  • As novas práticas de captação e gestão de programas de patrocínios;
  • Mapeamento de oportunidades e inteligência de mercado;
  • Visão, melhores práticas e cases de grandes marcas patrocinadoras do futebol;
  • O relacionamento de parceria entre clubes e patrocinadores;
  • Case La Liga;
  • Case Premier League;
  • Case NBA

Módulo 5 - Aspectos Legais e Indicadores de Performance da Atividade de Marketing nos Clubes

Carga Horária: (11) horas

  • Leis, regulamentos e normas que impactam o Departamento de Marketing de clubes e Federações;
  • Indicadores da performance do Departamento de Marketing nos clubes;
  • Orientação para Elaboração de Projeto Final (Encontro 4);
  • Atividade de encerramento

*Estrutura sujeita a alterações.

Processo seletivo

1

Escolha a turma que deseja cursar

Consulte as próximas turmas disponíveis no link abaixo

próximas turmas
2

Preencha a Ficha de Inscrição

Insira seus dados para que possamos validar o seu cadastro

3

Envie seus documentos para análise

Se o curso possuir pré-requisitos, envie os documentos solicitados na ficha de inscrição. Caso não tenha pré-requisitos, faça sua inscrição e efetue o pagamento

4

Análise de suas Informações

Entraremos em contato com os candidatos aprovados para os demais procedimentos

podemos
te ajudar?