João Ricardo: a muralha do América-MG na Série B

João Ricardo: a muralha do América-MG na Série B

Ídolo da torcida, goleiro divide méritos de grande temporada com os companheiros do elenco, agradece apoio e projeta nova oportunidade na Série A em 2018

João Ricardo fez grande Série B pelo América Mineiro João Ricardo fez grande Série B pelo América Mineiro
Créditos: Mourão Panda / América-MG

Se tem alguém que é ídolo neste atual elenco do América-MG é João Ricardo. No Coelho desde junho de 2014, o goleiro conquistou o carinho do torcedor rapidamente, com grandes atuações, e foi o herói do título mineiro de 2016, quando fechou o gol nas finais com o Atlético-MG e defendeu um pênalti de Robinho no duelo da ida.

Nesta temporada, os números dele impressionam. Dos 55 jogos do América Mineiro no ano, João Ricardo defendeu a meta em 52, sendo 34 na Série B do Campeonato Brasileiro. Na competição nacional, teve grande destaque e ajudou o Coelho a alcançar a incrível marca de 20 partidas sem sofrer gols, mais de um turno sem ter a defesa vazada. Em entrevista ao site da CBF, o camisa 1 americano dividiu o mérito com os companheiros pelo bom desempenho.

– É fruto do trabalho que a gente se dedicou. O elenco é forte, o treinador tem uma ideia de trabalho diferente, conseguiu botar em prática com o grupo e temos de enaltecer todo mundo. Não só um ou o aquele que foi fundamental. Esse ano não teve um destaque, mas sim o elenco todo – destacou.

O carinho do torcedor do América por João Ricardo impressiona. Durante os jogos do Coelho, as defesas do arqueiro são comemoradas como um gol. O americano não cansa de dizer: - Aqui tem goleiro! Tudo isto é um incentivo ainda maior ao goleiro para defender o clube. 

– O torcedor me acolheu muito, me incentivou e me abraçou desde que eu cheguei ao América. Tento retribuir da melhor maneira dentro de campo, fazendo grandes jogos... Dando o meu máximo. Isso é muito gratificante para a gente e, como eu falei, trabalho para retribuir cada vez mais este apoio com o objetivo de deixá-los felizes – acrescentou.

Mesmo em uma temporada que terminou com a queda do América-MG para a Série B, no Brasileirão de 2015, João Ricardo conseguiu se destacar na campanha. No ano que vem, o goleiro terá uma nova oportunidade na elite do futebol brasileiro com a camisa do Coelho. A expectativa dele é grande.

– A gente trabalha sempre para estar entre os melhores. Aqui no América procuramos estabelecer metas de ser a zaga menos vazada, ter uma média de menos de um gol por partida... E não vai ser diferente na Série A. Vamos treinar muito, com determinação e muito empenho para estarmos sempre entre os melhores. A diretoria vai fazer um belo trabalho e vamos corresponder no campo também. Nosso objetivo tem de ser sempre melhorar. Vai ser um ano ainda mais difícil do que esse e temos de nos preparar para alcançar um patamar mais elevado – finalizou.

João Ricardo pode chegar ao segundo título com a camisa do América Mineiro neste sábado (25). O Coelho tem a chance de coroar a bela campanha e conquistar a Série B 2017 com uma vitória simples sobre o CRB-AL, às 17h30 (de Brasília), no Independência. O time, aliás, pode ser campeão até com derrota, caso o Internacional-RS tropece diante do Guarani-SP, no Beira-Rio. 

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser