Pentacampeão Anderson Polga comemora 39 anos

Pentacampeão Anderson Polga comemora 39 anos

Ex-zagueiro integrou a "Família Scolari" na campanha que culminou no quinto título mundial da Seleção Brasileira

Anderson Polga Anderson Polga
Créditos: Divulgação/ CBF

Campeão mundial com a Seleção Brasileira em 2002, o ex-zagueiro Anderson Polga completa 39 anos nesta sexta-feira (9). Integrante do grupo que conquistou o Penta no torneio disputado na Coreia do Sul e no Japão, o defensor vestiu a Amarelinha em 12 oportunidades e balançou as redes três vezes ao longo de sua carreira na Seleção.

Gaúcho de Santiago (RS), Polga iniciou sua carreira jogando como volante e defendendo as cores do Grêmio-RS. No entanto, ganhou destaque nacional quando assumiu um lugar na zaga gremista. Atuou pelo Tricolor Gaúcho entre 1999 e 2003 e conquistou a Copa do Brasil em 2001 e dois títulos estaduais em 1999 e 2001. As boas atuações à frente da defesa da equipe gaúcha credenciaram Anderson Polga à uma vaga entre os 23 convocados de Luiz Felipe Scolari para a Copa do Mundo de 2002.

O ex-zagueiro vestiu a Amarelinha entre 2002 e 2003. Ao todo, disputou 12 partidas, com oito vitórias, três empates e apenas uma derrota, com três gols anotados enquanto defendeu a Seleção. Na campanha do pentacampeonato, Polga esteve em campo em duas partidas: a vitória de 4 a 0 sobre a China e o triunfo de 5 a 2 sobre a Costa Rica, válidas pela fase de grupos do Mundial da Ásia.

Depois do título mundial, Anderson Polga foi contratado pelo Sporting de Portugal, onde atuou de 2003 a 2012. Retornou ao Brasil para defender o Corinthians, clube em que encerraria sua carreira. Durante a passagem pelo Timão, o ex-zagueiro conquistou, em 2012, o Mundial de Clubes em Yokohama, no Japão, no mesmo gramado em que levantou o pentacampeonato dez anos antes.

A CBF deseja felicidades a Anderson Polga e agradece pelo vitorioso período em que defendeu a Amarelinha!

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser