Credenciamento de imprensa para a Copa encerrado

Credenciamento de imprensa para a Copa encerrado

Confira as regras para solicitação de credenciamento para a Copa do Mundo 2018

A FIFA abriu o processo de credenciamento para a Copa do Mundo Rússia 2018. Há um número limitado de vagas para cada país e regras específicas para realizar a solicitação da credencial. Abaixo estão as principais informações para os veículos de comunicação de profissionais freelancer que desejam participar da cobertura do Mundial.

CREDENCIAMENTO 

1. A FIFA delegou à Confederação Brasileira de Futebol a primeira fase do processo de credenciamento para o Copa do Mundo Rússia 2018. Para tanto, os veículos devem entrar em contato com a entidade através do email credenciamentocopa2018@cbf.com.br. Esta mensagem inicial deve conter o número de credenciais pretendido por cada veículo de imprensa e o nome dos profissionais pré-selecionados para a cobertura. Para freelancers, enviar dados pessoais e justificativa para a solicitação. 

2. Esta primeira etapa incide sobre uma quantidade reduzida de vagas e diz respeito exclusivamente à imprensa escrita e fotográfica, incluindo publicações online, impressas, repórteres fotográficos, agências e freelancers sediados no Brasil (ver notas).

3. A data limite para o envio desta solicitação inicial é o dia 4 de janeiro de 2018

4. Pedidos fora deste prazo não serão considerados sob nenhuma hipótese.

5. É imprescindível que todos os profissionais que pretendam solicitar o credenciamento para este e outros eventos da FIFA estejam registados individualmente neste canal (http://media.fifa.com/registration).

6. A segunda e decisiva fase do processo de credenciamento não estará sob a alçada da CBF. Será realizada exclusivamente através do FIFA Media Channel (http://media.fifa.com) e será da responsabilidade de cada veículo ou profissional freelancer preencher o formulário, a partir de senhas fornecidas pela CBF.

7As senhas serão enviadas pela CBF, via email, a partir do dia 10 de janeiro.

8. A FIFA encerra o processo de credenciamento no dia 31 de janeiro de 2018, data limite para o preenchimento deste formulário, que recordamos ser da responsabilidade de cada veículo ou freelancer e condicionado ao registo de cada profissional no FIFA Media Channel (ver ponto 5).

9. Todos os pedidos de credenciamento registrados e aprovados pela FIFA serão submetidos a um controle de segurança por parte das autoridades russas.

10. A FIFA prevê iniciar o processo de confirmação das credenciais (da sua exclusiva responsabilidade) a partir do final de fevereiro, devendo os veículos ou jornalistas freelancer consultar o FIFA Media Channel para obter mais informações.

Observações:

- Estações de televisão e rádio não detentoras de direitos de transmissão devem requerer credenciamento diretamente à FIFA, através do FIFA Media Channel (http://media.fifa.com), entre 1 e 28 de fevereiro de 2018. Cada profissional que pretenda participar da cobertura do Mundial deve estar previamente registado (http://media.fifa.com/registration). Quaisquer dúvidas sobre este processo poderão ser endereçadas para o e-mail nrh@fifa.org.

- As estações detentoras de direitos foram ou serão contactadas diretamente pela FIFA.

- Os correspondentes de veículos estrangeiros (impresso, online e fotógrafos) que trabalhem no Brasil deverão solicitar credenciamento por intermédio da federação do país de origem.

- Os correspondentes brasileiros espalhados pelo mundo (imprensa, online e fotógrafos) deverão solicitar as suas credenciais à CBF, conforme as regras descritas acima.

- Os jornalistas e repórteres fotográficos freelancers que vivem e trabalham fora do Brasil devem endereçar os pedidos diretamente à FIFA (media-accreditation@fifa.org).

- A FIFA se encarregará das seguintes agências internacionais: AFP, AP, Bloomberg, dpa, EFE, EPA, Getty Images, Jiji Press, Kyodo News, Press Association, Reuters, Rossiya Segodnya, sid, TASS e Xinhua.

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser