Martinelli e André durante treino pela Seleção Brasileira no CT do Palmeiras, em São PauloCréditos: Rafael Ribeiro/CBF
A Seleção Brasileira encara o Chile, às 21h, no Nacional de Santiago, pela nona rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Será o 76º confronto entre as duas Seleções ao longo dos mais de cem anos de duelos entre os d.ois países dentro de campo. A partida será transmitida pelo Grupo Globo nas diversas plataformas.
O técnico Dorival Júnior já definiu o time, que contará com o atacante Igor Jesus e o lateral-esquerdo Abner como novidades. A Seleção terá no setor ofensivo o talento de Savinho, Raphinha, Rodrygo e Igor Jesus.
"Chegou a hora, chegou um momento muito bom para todos os jogadores, para mostrar mesmo o que é o Brasil, onde a gente merece estar. Com certeza, todos que foram convocados têm em mente fazer isso, de voltar a fazer o Brasil ganhar jogos, de a torcida também gostar dos nossos jogos quando vai ao estádio", disse o atacante Savinho, destaque do Manchester City no início da temporada europeia.
Jogadores participam do último treino antes da partidaCréditos: Rafael Ribeiro/CBF
O Brasil precisa da vitória em Santiago. A Amarelinha ocupa a quinta posição das Eliminatórias, com dez pontos. Já os chilenos estão na nona colocação, com cinco pontos.
O confronto com o Chile tem muita história. Em mais de um século, as seleções se enfrentaram em 75 partidas, com 53 vitórias do Brasil, 14 empates e oito triunfos do Chile, com 170 gols brasileiros e 61 chilenos.
Andreas Pereira, Martinelli, Abner e Fabrício Bruno durante treino pela Seleção Brasileira no CT do Palmeiras, em São PauloCréditos: Rafael Ribeiro/CBF
Último encontro
O duelo mais recente marcou a despedida da Seleção do Brasil, antes da Copa do Mundo de 2022. Em 24 de março de 2022, no Maracanã, no Rio de Janeiro, o time então comandado por Tite goleou por 4 a 0, com gols de Neymar, Vinicius Jr., Philippe Coutinho e Richarlison. Foi nesse jogo em que Vini balançou as redes pela primeira vez com a Amarelinha.
Seleção Brasileira goleou o Chile por 4 a 0, no Maracanã, pelo último encontro entre as equipesCréditos: Lucas Figueiredo/CBF
Histórico pelas Eliminatórias
São 14 compromissos entre Brasil e Chile pelas Eliminatórias, com dez vitórias brasileiras, duas chilenas e dois empates. O resultado mais elástico aconteceu em 4 de setembro de 2005, no Mané Garrincha, onde Adriano (três vezes), Robinho e Juan marcaram na goleada por 5 a 0.
Adriano marcou três vezes na goleada do Brasil por 5 a 0 sobre o Chile, pelas Eliminatórias, em 4 de setembro de 2005, no Mané GarrinchaCréditos: Nilton Santos/CBF
Em Mundiais
Em Copas do Mundo, a Seleção Brasileira e a chilena disputaram a vitória quatro vezes. A primeira se deu na campanha do bicampeonato mundial, em 13 de junho de 1962, na semifinal. No palco da partida desta quinta-feira (10), o Nacional de Santiago, Garrincha e Vavá marcaram duas vezes cada e garantiram a vaga na decisão por 4 a 2.
Garrincha, Vavá e Amarildo comemoram gol da Seleção Brasileira na semifinal da Copa de 1962 contra o ChileCréditos: Divulgação
Na Copa de 1998, em 27 de junho, a Amarelinha também venceu por 4 a 1, no Parque dos Príncipes, em Paris, com dois gols de Cléber Sampaio e de Ronaldo Fenômeno, e na Copa de 2010, em 28 de junho, por 3 a 0, com Juan, Luís Fabiano e Robinho, no Ellis Park Stadium, em Joanesburgo.
Na Copa de 2014, no Mineirão, em Belo Horizonte, o Brasil avançou às quartas de final sobre o Chile. Após o 1 a 1 no tempo normal, com gol de David Luiz, os brasileiros se classificaram por 3 a 2, nos pênaltis.
David Luiz marcou gol no empate de 1 a 1 contra o Chile na Copa do Mundo de 2014Créditos: Rafael Ribeiro/CBF
Primeira partida
O primeiro jogo entre Brasil e Chile aconteceu em 8 de julho de 1916, pela Copa América, em Buenos Aires. Os times empataram em 1 a 1. Demósthenes marcou para o Brasil.