Brasil vence País de Gales no dia 19 de junho de 1958, na Copa do Mundo da Suécia

Brasil vence País de Gales no dia 19 de junho de 1958, na Copa do Mundo da Suécia

Com gol de Pelé, a Seleção se classificou para a semifinal da competição

Pelé: Brasil x País de Gales, Copa do Mundo de 1958 Pelé: Brasil x País de Gales, Copa do Mundo de 1958
Créditos: Divulgação

Há 56 anos...

No dia 19 de junho de 1958, a Seleção Brasileira se classificava para a semifinal da Copa do Mundo da Suécia. O Brasil derrotou o País de Gales por 1 a 0, nas quartas de final, no Nya Ullevi Stadion, em Gotemburgo.

Pelé marcou o único gol da partida aos 28 minutos da segunda etapa.

Na semifinal, a Seleção enfrentou a França em 24 de junho; e no dia 29, o Brasil conquistava o mundo pela primeira vez, em cima dos suecos, donos da casa, mas esta é outra história que você conhecerá em breve aqui no site da CBF.

 

19/06/1958

BRASIL 1:0 GALES (0:0)

Local: Nya Ullevi Stadion, Göteborg. Público: 25.923.

Árbitro: Friedrich Seipelt (Áustria). Assistentes: Albert Dusch (Alemanha), Maurice Guigue (França).

Gol: Pelé, aos 73.

BRASIL: Gilmar; De Sordi, Bellini, Orlando e Nílton Santos; Zito e Didi; Garrincha, Mazzola, Pelé e Zagallo. Treinador: Vicente Ítalo Feola.

GALES: Kelsey; Williams, Hopkins e Sullivan; Mel Charles e Bowen; Medwin, Ron Hewitt, Webster, Ivor Allchurch e Cliff Jones. Treinador: James Patrick Murphy.

 

Há 76 anos...

No dia 19 de junho de 1938, na Copa do Mundo da França, o Brasil derrotou a Suécia por 4 a 2 e ficou com o terceiro lugar da competição. Romeu, Leônidas da Silva, duas vezes, e Perácio marcaram os gols da Seleção.

19/06/1938

BRASIL 4:2 SUÉCIA (1:2)

Local: Estádio Municipal Parc de Lescure, em Bordeaux. Público: 15.000 espectadores.

Árbitro: John Langenus (Bélgica). Assistentes: Eugene Olive (França); Ferdinand Valpred (França).

Gols: Jonasson, aos 18; Nyberg, aos 38; Romeu, aos 43; Leônidas da Silva, aos 63; Leônidas da Silva, aos 73;  Perácio, aos 80.

BRASIL: Batatais; Domingos da Guia e Machado; Zezé Procópio, Brandão e Afonsinho; Roberto, Romeu, Leônidas da Silva, Perácio e Patesko. Treinador: Adhemar Pimenta.

SUÉCIA: Abrahamsson; Eriksson e Nilsson; Almgren, Linderholm e Svanström; Jonasson, Persson, Nyberg, Harry Andersson e Ake Andersson. Treinador: József Nagy.

 

Há 60 anos...

Em 1954 na Copa do Mundo da Suíça, Brasil e Iugoslávia se enfrentaram na segunda rodada da fase inicial. A partida terminou empatada em 1 a 1, em Lausanne. Zevec saiu na frente e Didi empatou. Na estreia, o Brasil goleara o México. 

19/06/1954 (17.00)

BRASIL 1:1 IUGOSLÁVIA (0:0, 1:1, a.e.t. 1:1)

Competição: Copa do Mundo.

Local: Stade La Pontaise, Lausanne (Suíça). Público: 24.637 espectadores.

Gols: Zebec, aos 49; Didi, aos 69.

Árbitro: Charlie Edward Faultless (Escócia). Assistentes: Arthur Edward Ellis (Inglaterra), Albert Von Günter (Suíça).

BRASIL: Castilho; Djalma Santos, Nílton Santos e Brandãozinho; Pinheiro e Bauer; Julinho, Didi, Baltazar, Pinga e Rodrigues. Treinador: Alfredo Moreira Júnior “Zezé Moreira”.

IUGOSLÁVIA: Beara; Branko Stankovic, Crnkovic e Cajkovski; Horvat e Boškov; Milutinovic, Mitic, Vukas, Dvornic e Zebec. Treinador: Aleksandar Tirnanic.

 

 

 

 

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics