Escudo da Seleção Brasileira
Escudo da Seleção Brasileira

Pequim 2008: vitória em cima das campeãs do mundo e prata na final

Assessoria CBFAssessoria CBF

26/03/2012 - 13h24
Atualizado há 12 anos

Compartilhe:

Em 2004, nos Jogos Olímpicos de Atenas, pôde-se dizer que a medalha de prata era quase um ouro para a Seleção Feminina. Não dá para falar o mesmo de 2008. Depois de uma campanha belíssima, cheia de goleadas, inclusive em cima das bicampeãs mundiais, o Brasil perdeu novamente para os Estados Unidos e deixou Pequim com a segunda colocação.

O time comandado pelo técnico Jorge Barcellos, agora novamente à frente da Seleção Feminina, chegou a Pequim com status de favorito. Com Marta e Cristiane "voando" no ataque, o Brasil fez uma primeira fase em que empatou com a Alemanha na estreia, bateu a Coreia do Norte por 2 a 1 e se classificou em cima da Nigéria por 3 a 1.

Nas quartas-de-final, a equipe liderada pela capitã Tânia Maranhão, remanescente do grupo que disputou as Olímpiadas de 96, em Atlanta, a primeira da Seleção Feminina, enfrentou o forte time da Noruega e venceu por 2 a 1.

Foi então que aconteceu o ponto alto da campanha brasileira. Na semifinal, contra a bicampeã mundial, a Alemanha, o Brasil encaixou um futebol ofensivo e vencedor. Sem titubear, aplicou uma goleada de 4 a 1 e impôs respeito ao chegar na final embalada pelo resultado.

No entanto, na decisão contra os Estados Unidos, apesar de jogar melhor durante os 90 minutos, não conseguiu marcar. O castigo veio na prorrogação. A americana Carli Lloyd acertou belo chute e definiu o placar em 1 a 0.

Confira a escalação da Seleção no Brasil 4 x 1 Alemanha:

Bárbara, Érika, Renata Costa e Tânia Maranhão; Simone Jatobá, Daniela Alves (Francielle), Formiga, Ester e Maycon; Marta e Cristiane (Fabiana).

Patrocinadores

        Assine nossa
        newsletter

        Fique por dentro de tudo que acontece no futebol brasileiro.