Tetracampeão Zinho completa 51 anos neste domingo

Tetracampeão Zinho completa 51 anos neste domingo

No dia da estreia da Seleção na Copa do Mundo FIFA Rússia 2018, o meia tetracampeão com a Amarelinha no Mundial de 1994 completa mais um ciclo de vida

17/07/1994 - Brasil 0 x 0 Itália - Em pé: Taffarel, Jorginho, Aldair, Mauro Silva, Marcio Santos e Branco. Agachados: Mazinho, Romário, Dunga, Bebeto e Zinho. 17/07/1994 - Brasil 0 x 0 Itália - Em pé: Taffarel, Jorginho, Aldair, Mauro Silva, Marcio Santos e Branco. Agachados: Mazinho, Romário, Dunga, Bebeto e Zinho.
Créditos: Wilson de Carvalho

No dia em que a Seleção Brasileira inicia sua campanha em mais um Mundial, Zinho, o camisa 9 da Canarinho na Copa do Mundo de 1994, comemora seu 51º aniversário neste domingo, 17 de junho. O ex-jogador vestiu a Amarelinha em 57 oportunidades e registra um retrospecto de respeito à serviço da Verde e Amarela: 38 vitórias, 13 empates e apenas seis derrotas. Em seu período defendendo o Brasil anotou sete gols e, além do tetracampeonato mundial, conquistou a Copa da Amizade (1992) e a Copa Umbro (1995).

Habilidoso com a perna esquerda e com um controle de bola muito acima da média, Zinho ditava o ritmo das partidas e era o principal distribuidor das jogadas em todas as equipes que passou. Na Seleção Brasileira, não foi diferente: a capacidade de conduzir a transição da defesa para o ataque, com passes precisos e a cadência cronometrada, foi de suma importância para o título conquistado na Copa de 1994, nos Estados Unidos. Titular em todos os sete jogos da campanha do Tetra, o meia era responsável por começar as ações ofensivas da equipe de Carlos Alberto Parreira, além de dar suporte à marcação do setor defensivo. Foi um dos pilares da conquista da quarta estrela bordada no escudo do Brasil. 

Natural de Nova Iguaçu (RJ), o jovem Crizam César de Oliveira Filho, nome de batismo de Zinho, foi revelado nas categorias de base do Flamengo-RJ. Pelo Rubro-Negro, conquistou o Campeonato Brasileiro (1992), a Copa do Brasil (1991) e a Copa União (1987). De lá, seguiu para comandar o time antológico do Palmeiras-SP, bicampeão brasileiro em 1993 e 1994. Zinho também esteve nas conquistas alviverdes da Copa do Brasil (1998), da Copa Mercosul (1998) e da Libertadores (1999). Defendeu ainda as cores de Grêmio-RS e Cruzeiro-MG, sendo campeão de uma Copa do Brasil (2001) pelos gaúchos, e de uma Copa do Brasil (2003) e um Brasileirão (2003) com a Raposa.

A CBF agradece a Zinho pelo período com a Seleção, por suas contribuições ao futebol brasileiro e deseja muitos anos de sucesso e novas conquistas!

Foto: Zinho (agachado, 1º da dir. para esq. / camisa 9)


Veja mais

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics